quarta-feira, 24 de junho de 2009

Sábias palavras para refletir...

"O narrador está presente ao lado do ouvinte.Suas mãos, experimentadas no trabalho, fazem gestos que sustentam a história, que asas aos fatos principiados pela sua voz. Tira segredos e lições que estavam dentro das coisas, faz uma sopa deliciosa das pedras do chão, como no conto da Carochinha. A arte de narrar é uma relação alma, olho e mão: assim transforma o narrador sua matéria, a vida humana."

Ecléa Bosi.

Deliciem-se com as imagens e reflexões do 9° encontro do Gestar 2!!!

Fonte:Wikipédia


Curiosidades sobre o filme Narradores de Javé:

Sinopse

A pequena cidade de Javé será submersa pelas águas de uma represa. Seus moradores não serão indenizados e não foram sequer notificados porque não possuem registros nem documentos das terras. Inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em "documento científico". Decidem então escrever a história da cidade - mas poucos sabem ler e só um morador, o carteiro, sabe escrever.Depois disso, o que se vê é uma tremenda confusão, pois todos procuram Antônio Biá, o "autor" da obra de cunho histórico, para acrescentar algumas linhas e ter o seu nome citado.

Principais prêmios e indicações

Cine PE - Festival do Audiovisual

  • Venceu nas categorias de melhor filme, direção, montagem, ator (José Dumont), ator coadjuvante (Gero Camilo), edição de som e atriz coadjuvante (Luci Pereira).
  • Prêmio da crítica e o Prêmio Gilberto Freyre.


Festival do Rio 2003

  • Melhor ator (José Dumont).


Festival Internacional de Friburgo 2003 (Suíça)

  • Recebeu o prêmio da crítica.


30º Festival Internacional do Filme Independente de Bruxelas (Bélgica)

  • Dois prêmios, nas categorias de melhor filme independente e de melhor roteiro.


VII Festival Internacional de Cinema de Punta del Este 2004

  • Venceu na categoria de melhor filme.

Relatório do 9º encontro

Iniciamos os trabalhos desta segunda-feira gelada com uma dinâmica muito divertida:colagem.Distribuí o texto Letramento. Lemos e depois recortamos figuras de revistas para expressar o sentido do texto . No início houve uma certa dificuldade, mas depois tudo fluiu com facilidade. Demos boas risadas ao analisar a importância das imagens na aquisição do letramento e depois da escrita . É muito gratificante perceber como a cada dia nos envolvemos mais com o vocabulário proposto pelo Gestar2, e como ele faz-se natural em nossas conversas e reflexões!
Acompanhadas de pão de queijo(delicioso) e leite com chocolate quentinho para espantar o frio, assistimos ao filme Narradores de Javé. Demos boas gargalhadas ao ver as peripécias de Antônio Biá...
Baseadas no filme, as meninas colocaram no papel as ideias para montar um plano de aula bem criativo explorando o filme. Esboçamos algumas ideias que serão postadas no próximo encontro...

Que delícia!!!

Nossa dinâmica...Pode copiar que vale a pena!!!

Palavras...imagens...letramento...alfabeto!

E você? Pratica o letramento?

Meninas risonhas...missão cumprida!

Letramento, Pão de Queijo, Leite Quente e muito mais...

Huuuuuummmmm! Filme....

Trabalhando ideias para o plano sobre o filme...

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Texto retirado do siteviabol

PARAGUAÇU...
A bandeira da nossa amada Paraguaçu. Que orgulho!

SER MINEIRO...

“Ser mineiro é não dizer o que faz, nem o que vai fazer;

é fingir que não sabe aquilo que sabe;

é falar pouco e escutar muito;

é passar por bobo e ser inteligente;

é vender queijos e possuir bancos...

Um bom mineiro não laça boi com embira, não dá rasteira no vento, não pisa no escuro, não anda no molhado e não conversa com estranho. Só acredita na fumaça quando vê o fogo, só arrisca quando tem certeza. Não troca pássaro na mão por dois voando...

Ser mineiro é dizer “uai...”. É ser diferente... É ter marca registrada... É ter história...

Ser mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância...

Ser mineiro é ver o nascer do sol e o brilhar da, é ouvir o cantar dos pássaros e o mugir do gado... É sentir o despertar do tempo e amanhecer da vida; enfim, é ser gente!”

VOCABULÁRIO MINEIRO

DOCÊ = minerim falano "de você"
KÉDI? = o mesmo qui "cadê" (tem até sáiti na net)
PRÉSTENÇÃO = é quano o minerim tá falano e ocê num tá ouvino.
DEU = o mêz qui "de mim" .... ex : larga deu, sô!!
SÔ = ponto finar de quarqué frase .... qué exempro???? Ex: óia o
"deu", sô!
DÓ = o mêz qui "pena", "compaixão" , qui dó, gentch!!!
DI VERA???? = ..... o mêz qui "de verdade"
GARRÁDU = o mêz qui "junto"....
NIMIM = o mêz qui "em mim" ....nóóo, ocê vivi garradu nimim,
trem!!!....larga deu, sô!!
NÓOO = num tem nada a ver cum laço apertado não, é o mêz qui "nossa"
...vem di Nossa Sinhora!
PELEJÃNU = o mêz qui tentãnu ... ó ieu tô qui tô pelejanu cum esse
trem, né di hoje ...qui nó cego (agora e nó mêzz!)
NÉ??? = né é : num é, uai!!!!
PINGA = o mêz qui cachaça ... é danadibão com o tutu e uns torresmim,
bão tamém cum franguim cum quiabo.
TACÁ = o mêz qui "jogar" ... taquei tudo fora!!! vô tacá quejim na ambrusia.
MINERIN = Típico habitante das Minas Gerais
I = E (Ex: minino, ispecial, eu i ela, vistido,isquisitu.)
UAI = O correspondente ao "UÉ" dos paulista. Ex: Uai é uai, uai!
ÉMÊZZZ? = Minerin quereno confirmação.
ÓIQUI = Minerin tentanu chamar a atenção prá alguma coisa.
TXII = O irmão do pai ou da mãe (a muié do txii é a txxiiiiaa).
INTORNÁ = Quando num cabe na vazia.
PÃO DE QUÊJO =Alimento fundamental na mesa minêra
TUTU = a preferência dos minerin.
TUTU = Mistura de farinha de mandioca cum feijão triturado e uns
temperim lá da horta.
TREM = Palavra que num tem nada a ver cum transporte,e que quer dizer
qualquer coisa que o minerin quisé. Ex: Já lavô us
trem? Eu comi uns trem lá na roça. Vamo lá tomar uns trem? Qui trem qui
é aquilo na oreia da muié sô?
MA QUI BELEEEZZZ = Expressão que exprime aprovação, quando gostou di
arguma coisa.
NNN = Gerúndio do minerêis. Ex. Brincannn, corrennn, innn, vinnn.
BELORZONTI = Capitár di Minas Gerais.
TRIANGO MINÊRO = Triângulo Mineiro.
BERABA e BERLÂNDIA = Cidades famosas do Triângo Minêro.
PÓPÔPÓ? = A mineira perguntando ao marido se pode por o pó (ao fazer café).
PÓPÔPOQUIN = Resposta afirmativa do marido.
GIZDIFORA = Cidade mineira próxima ao Estado do Rio de Janeiro, o que
confunde a cabeça do minerin, que não sabe se é
minerin ou carioca.
ESTAÇÃO = Onde desembarca os minerin cum as mala cheia de quêjo.
CONFÓFÔ EU VÔ = Conforme for, eu vou.
OIÓ, TÓ = Óia aí, ó, toma...
VARGE = Aquele legume verde rico em fibras.
MAGRILIN = Indivíduo muito magro.
DEUSDE = desde. (Ex: Eu sou magrilin deusde que eu era rapazin!)
NIGUCIM = qualquer coisa que o minerin acha pequeno.
NÉMERMO? = minerim procurando concordância cum suas idéia.
ESPIA = nome da popular revista VEJA. (tem uns disgarradu qui fala
"ispia" uai!)
KINÉM = advérbio de comparação, iguar - Ex: Ela saiu bunita kiném a
mãe.
ARREDA = verbo na forma imperativa, semeiante a sair, deslocar-se,
mover-se. Ex: Arreda prá lá, sô!
IN = sufixo prá forma diminutiva Ex. Piquininin, Lugarzin, bolin,
vistidin, sapatin, etc.
ARÔ = quiném "alô"
ARU, ERU, IRU = usado nuns verbu da 3a pessoa : Ex : eles fôru lá e dançaru, beberu, agarraru umas muié déru uns bejj e adispois fugiru.
BÊJO = quando as bôca si incontra ,di prefereça de homi com muié.
BÊJIM" = é bêjo miudim.
CÁUZU = quando os minerin, prá se diverti, conta história
MODIDIZÊ = quando o minerin tenta isplicá, o mêzz qui "modo de dizer"
ISTEITIS = é prá onde os minerim tão inu, de mala e cuia...



Curiosidades de um mundo letrado.

Algumas reflexões sobre a Unidade 13 TP4.

1- Diferentes funções da oralidade no decorrer do tempo: ampliação da potencialidade de nossa memória; possibilidade de comunicação a distância; transformação da mesma em um instrumento de poder.
2- A história da escrita constata que o surgimento da escrita foi iniciado com desenhos isolados que poderia significar várias coisas, aos quais foram sendo incorparadas ao longo do tempo, sequência de ações mais complexas, como a narrativa de eventos.
3- Aprendemos a ler e escrever à medida que nos alfabetizamos ao longo da vida e adquirimos experiência nas diversas situações sociocomunicativas.
4- Na comumidade e na escola desenvolvemos diferentes tipos de textos orais e escritos. Este aprendizado depende de uma série de fatores como: oportunidades, material didático,desenvolvimento das relações na comunidade escolar e desenvolvimento pessoal de professores e alunos.
Alguns trechos de vivências pessoais de escritores renomados:
"Escrever, eu já andava rabiscando antes mesmo de entrar para a escola. Escrevia nas paredes do galinheiro, no cimento do tanque ou no passeio da rua. Arranjava um pedaço de carvão, de tijolo, de caco de telha, pedra de cal..." Bartolomeu Campos de Queiróz.
"A leitura do mundo precede a leitura da palavra." Paulo Freire.
" Eu aprendi lendo. Com a prática de ler a gente vai descobrindo e sabe que nem pode dizer; tu sois e nós é. Eu aprendi com a prática." Patatva do Assaré.
"Fui alfabetizado no chão do quintal de minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo maior de meus pais. O chão foi meu quadro-negro; gravetos, o ,eu giz." Paulo Freire.

Para morrer de rir... Coisas que achei na net...



Fiquei devendo esta foto para as meninas...

Relatório do 8º Encontro.

Unidade 13-Leitura, escrita e cultura.

Iniciamos nosso dia de estudos lendo e analisando o belo poema Letramento. As meninas gostaram muito do poema e dissseram que de forma bem simples ele conseguiu explicar o que é ser letrado.
Aproveitando o poema fizemos a dinâmica dos Quadrinhos Inteligentes. As cursistas receberam três xerox com três histórias em quadrinhos distintas. Com uma delas foi proposta criar uma história tendo como foco o Letramento; na outra elas deveriam criar uma história respeitando o contexto das imagens apresentadas. Foi muito legal!
Estudamos juntas a Unidade 13. As cursista disseram ter sido a unidade mais gostosa de se estudar até o momento. Discutimos a diferença entre o letrado e o alfabetizado . Foi comentado o exemplo das crianças que ainda não ingressaram na escola(2,3 , 4 anos) e que já leem as figuras por ter contato com o mundo letrado. Quanto mais contato a criança tiver com o mundo letrado, maior qualidade terá o seu avanço no mundo alfabetizado.
"Reflexões contemporâneas afirmam, que a construção de sentidos pela fala, escrita ou leitura está diretamente relacionada às atividades discursivas e às práticas sociais às quais os sujeitos têm acesso ao longo do seu processo de socialização."
Matencio, M de L. M.
Para descontrair fizemos as atividade Descobrindo Significados. A partir de uma lista de palavras muito estranhas as cursistas foram desafiadas a escrever um texto mesmo sem conhecer o real significado das palavras. Saiu cada texto!!!
O encontro foi muito rico de informações e a cada um deles eu aprendo mais. Tenho certeza que as cursistas também e através de suas descobertas as janelas do conhecimento de muitos de seus alunos também estarão escancaradas!

As fotos foram postadas do fim para o início dos trabalhos.Dê uma espiadinha e delicie-se!

Sem palavras!!!

Produções e muitas risadas...

Produções.

Produções

Sabe aquelas palavrinhas: muxuango, hermeneuta...Agora chegou a hora da verdade...

Todo mundo atento.Não pense que são quietinhas, não! Eta menininhas falantes!!!

Chic no úrtimo, benhê!!!

A professora Jane mais que animada relatando seu Avançando na Prática . Como relatado na postagem anterior, ela teve um problema e por isso o fez agora( com grande maestria, diga-se de passagem).Bão dimais, sô!

O maravilhoso poema Letramento foi analisado para que pudéssemos desenvolver nossa dinâmica.

Outros quadrinhos que fizeram pate da nosssa dinâmica!

Quadrinhos com os quais desenvolvemos a nossa dinâmica.

E você, concorda?

Sem objetivos não há resultados!

Pauta

sábado, 13 de junho de 2009


A Secretária Municipal da Educação e euzinha!!!
Olha que mara!!!Vilha!!!!

quinta-feira, 11 de junho de 2009